Psicólogo é condenado a 55 anos de prisão por estupro de pacientes em Valinhos

Foto: Arquivo CBN

A Justiça condenou o psicólogo Rafael Ladenthin Menezes a 55 anos e cinco meses de prisão por estupro de três pacientes em Valinhos. As vítimas, segundo o Ministério Público (MP-SP), tinham entre 11 e 13 anos na época dos crimes, ocorridos em 2023 e 2024. Ainda cabe recurso da decisão.

A sentença foi publicada no dia 5 de agosto e divulgada pela promotoria nesta segunda-feira (25). A juíza Márcia Ishikawa, da 3ª Vara Judicial de Valinhos, entendeu que os crimes foram agravados pela relação de autoridade entre o psicólogo e os meninos. Além da pena de prisão, o réu também foi condenado a pagar R$ 20 mil a cada uma das vítimas como reparação por danos morais.

Menezes foi preso em 18 de julho de 2024, após determinação judicial. Na ocasião, a clínica onde atendia, no bairro Paiquerê, foi alvo de busca e apreensão. A Justiça também autorizou a quebra de sigilo telefônico e telemático de celular e notebook do psicólogo.

O caso veio à tona após a denúncia da família de um paciente em julho de 2024, o que levou à abertura do inquérito policial. Pelo menos sete famílias prestaram depoimento relatando abusos semelhantes, e cerca de dez boletins de ocorrência foram registrados contra ele. Todas as vítimas são meninos que faziam terapia há mais tempo com o acusado.

O que diz a defesa

Em nota, o advogado João Paulo Sangion, que representa Rafael Menezes, informou já ter recorrido da sentença. Segundo ele, “o processo contém nulidades e momentos em que a defesa foi cerceada”. A defesa também argumenta que a fixação da pena teria desrespeitado a legislação penal e que o recurso interposto questiona essas ilegalidades.

Leia a Nota na íntegra:

“A defesa do psicólogo, pelo advogado João Paulo Sangion, já recorreu da sentença. Esclarece que, no seu entendimento, o processo contém nulidades e momentos em que a defesa foi cerceada. Quanto à pena imposta, houve manifesta inobservância da lei penal para a fixação da quantidade de pena, e o recurso interposto também se insurgiu contra esta ilegalidade”.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Frente fria chega ao Estado de SP, mas região de Campinas ainda enfrenta calor 

Centro de Campinas tem bloqueio de trânsito neste Dia do Soldado

Policial militar morto em acidente no litoral é sepultado nesta manhã em Itapira

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.