Um levantamento da Emdec apontou o registro de 15 ocorrências envolvendo veículos de carga enroscados em fiação elétrica, entre 2024 e 2025, em Campinas. No ano passado, foram 11 casos, enquanto neste ano, até agora, quatro registros foram feitos pelo departamento.
Para coibir essa prática, a Emdec vai fiscalizar a entrada irregular de caminhões em áreas com restrição de circulação, por meio de radares que já existem em pontos da cidade.
A medida passa a valer partir da próxima segunda-feira (18). Os dois pontos de fiscalização já ativos, na Avenida Brasil com a Barão de Itapura e na Avenida Prestes Maia, sentido bairro-centro, vão identificar e multar os veículos com restrição de circulação, principalmente nas áreas centrais da cidade.
Placas foram instaladas pela Emdec, sobre a fiscalização eletrônica e a proibição de circulação de veículos de carga, com comprimento acima de 6,3 metros, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h; e aos sábados, das 6h às 14h. Além de preservar a rede elétrica, o objetivo é melhorar a segurança e diminuir congestionamentos e acidentes.
Como a fiscalização vai funcionar
Um período de testes do novo sistema de fiscalização foi realizado. Assim como ocorre na fiscalização de trânsito, as imagens são geradas pelos radares, que registram as placas dos veículos em situação irregular. Os registros serão cruzados com o banco de dados de autorizações emitidas pelo Sistema Observa. As autuações só serão processadas nos veículos que estiverem circulando sem autorização.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em local ou horário não permitido pela regulamentação com caminhão é uma infração média. Causa multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Vias incluídas na restrição de circulação:
I – Avenida Doutor Abelardo Pompeu do Amaral;
II – Rua Doutor Pedro Salomão José Kassab;
III – Avenida Prefeito José Roberto Magalhães Teixeira;
IV – Rua Plínio Pereira Neves;
V – Avenida Doutor Ângelo Simões;
VI – Avenida Monte Castelo;
VII – Avenida Ayrton Senna da Silva;
VIII – Avenida Princesa do Oeste;
IX – Avenida José de Souza Campos;
X – Avenida Júlio Prestes;
XI – Rua Dona Luísa de Gusmão;
XII – Acesso à Avenida Doutor Heitor Penteado;
XIII – Avenida Doutor Heitor Penteado;
XIV – Avenida Padre Almeida Garret;
XV – Avenida Doutor Theodureto de Almeida Camargo;
XVI – Avenida Luís Smânio;
XVII – Avenida Andrade Neves;
XVIII – Avenida Doutor Alberto Sarmento;
XIX – Rua Joaquim Vilac;
XX – Avenida Barão de Monte Alegre.