Região de Campinas registra diversos focos de incêndio durante o fim de semana

Foto: Defesa Civil

Em Santo Antônio de Posse, uma área de vegetação pegou fogo. O incêndio de grandes proporções atingiu uma área de 280 mil metros², o equivalente a quase 30 campos de futebol.

O fogo começou na sexta-feira (22) e consumiu a área na estrada que liga Santo Antônio de Posse a Jaguariúna. O incêndio só foi extinto na tarde de sábado (23) e mobilizou equipes dos Bombeiros de cidades como Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, Holambra e Campinas.

A ocorrência também teve apoio da Guarda Civil, Helicóptero Águia da Polícia Militar, e Defesa Civil de Jaguariúna, Amparo e Mogi Guaçu.

Ainda no fim da tarde de sábado, outro incêndio foi registrado, na área de uma fazenda no bairro Nova Jaguariúna, em Jaguariúna. A Defesa Civil informou que foram 850 mil metros² queimados.

A dona de casa Creuza Vieira tentou ajudar no combate ao fogo como pôde, jogando água em uma área com um balde.

Em alguns pontos da fazenda, as estruturas de madeira das cercas também foram consumidas pelo fogo. O morador Rachid Youssef viu o fogo começar, ainda durante a noite, e se assustou com o tamanho do incêndio.

Segundo a Defesa Civil, alguns moradores tiveram que deixas as casas por duas horas por conta da fumaça.

O fogo foi controlado na madrugada de domingo, mas a preocupação dos Bombeiros era que o fogo voltasse por meio de pequenas fagulhas, já que a área tinha muito mato seco. O sargento Roberto Leite falou sobre essa dificuldade.

Foram justamente as faíscas que fizeram pequenos focos voltar no começo da tarde de domingo, na Avenida João Antônio Nery. Com baldes, a própria população conseguiu controlar a situação. Os Bombeiros chegaram logo depois e terminaram de umedecer a área. O morador Tiago Barbosa falou do sentimento de ver a área verde devastada.

Em Valinhos, também no domingo (24), uma área de mata pegou fogo, às margens da Rodovia Francisco Von Zuben. De acordo com a Prefeitura, equipes do Corpo de Bombeiros de Valinhos e de Vinhedo foram chamadas para combater as chamas. A Guarda Civil Ambiental e a Defesa Civil de Valinhos também foram chamadas.

O incêndio teria acontecido entre um condomínio e a Santa Casa de Valinhos. Nenhum imóvel foi atingido. Os Bombeiros atuaram no combate durante o dia até por volta das 7 da noite. A área atingida foi de 27 mil metros², o que dá quase três campos de futebol. Não houve vítimas em nenhum desses incêndios.  

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Unicamp e TRT-15 se unem para diminuir o uso do “juridiquês”, um ruído na comunicação da Justiça

Pais reclamam do estado de conservação da creche do Jardim Amanda II, em Hortolândia

Duas pessoas morrem em sequência de acidentes na SP-075, em Indaiatuba

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.