Reitoria da Unicamp estima entrega de novas moradias universitárias até 2029

Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas

A reitoria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oficializou nesta segunda-feira (11) a compra de um terreno para construir novas moradias estudantis e atender até 1.400 alunos. A obra será feita em uma área onde já existem outras residências estudantis, em Barão Geraldo e, segundo a reitoria da instituição, deve ser entregue até 2029.

A informação foi dita pelo reitor da universidade, Paulo Cesar Montagner. Ele apontou que o objetivo é que as construções sejam finalizadas até o fim da atual gestão universitária, que se encerra em abril de 2029.

O terreno, comprado de uma empresa que atuava no local há alguns anos, têm 44 mil metros quadrados.  A área das residências fica localizada na Avenida Santa Isabel, ao lado do conjunto habitacional já existente. De acordo com a universidade, o investimento foi de R$ 20 milhões.

A tramitação para compra durou cerca de três anos, por questões jurídicas e estudos ambientais sobre o local, onde funcionava a antiga fábrica. Os gestores da universidade informaram que a expectativa é começar a obra imediatamente.

Foto: Divulgação

A Unicamp apontou que essa é a maior expansão de moradias estudantis desde que o programa foi criado, no fim dos anos 1980. Atualmente, a universidade abriga cerca de mil estudantes.

Na nova construção, metade do terreno será ocupada pelas novas moradias e a outra parte contará com estruturas administrativas e áreas esportivas e culturais. A previsão é que as obras de reforma, no prédio que já existe, sejam concluídas em 18 meses. Já a construção dos novos prédios deve levar cerca de quatro anos.

A estudante Carolina Gallina, mestranda em ciências políticas pela Unicamp, falou sobre a importância da expansão do programa e o apoio da política de permanência.

Atualmente, a moradia estudantil conta com 226 unidades e 27 estúdios para famílias, além de 2.171 bolsas de auxílio para aluguel. O programa atende alunos em situação de vulnerabilidade que moram fora da Região Metropolitana de Campinas. Neste ano, a Unicamp reservou R$ 159 milhões para ações de inclusão e permanência.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Sob frio intenso, 77 pessoas em situação de rua são acolhidas na madrugada em Limeira 

Sumaré implanta sistema de monitoramento nas ruas e avenidas

Homem que matou mulher asfixiada na frente dos filhos no Pq. Valença é condenado 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.