Em construção desde junho do ano passado, o viaduto na região da Vila Real, em Hortolândia, deve ser entregue em dezembro deste ano. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (4) pela concessionária responsável pela obra, Rumo Logística, durante uma reunião com a Prefeitura.
A construção da ponte sobre a linha férrea ligará a avenida São Francisco de Assis à avenida Santana. Ela deve melhorar o fluxo de veículos no trecho, já que atualmente os motoristas precisam fazer desvios mais longos, além de acessarem cruzamentos improvisados.
Ainda de acordo com a Prefeitura, com a entrega da obra, também serão feitas outras melhorias no entorno, como a duplicação do trecho da avenida Santana e a recuperação da Praça da Igreja Matriz.
Durante a reunião com o Executivo, a Rumo afirmou que os trabalhos seguem dentro do cronograma e que a expectativa é concluir a obra viária no último bimestre de 2025. Informou que faltam ajustes finais e a finalização das passagens estruturais do viaduto.
Histórico da obra
As mudanças na área para a obra começaram em janeiro de 2024, quando ocorreram as desapropriações de casas existentes naquela região. A demolição dos imóveis foi feita pela Prefeitura para que a Rumo, empresa que tem a concessão da linha férrea da União, executasse as obras.
O viaduto faz parte dos investimentos propostos pela empresa ao Governo Federal, para garantir a renovação do contrato de concessão da malha ferroviária paulista por mais 30 anos.
A obra é muito aguardada pelos moradores da cidade. Isso porque nos horários de pico, enormes filas e congestionamentos acabam se formando no trecho, principalmente nas horas em que o trem faz a travessia e acaba bloqueando o trânsito temporariamente.
Segundo a concessionária, a estrutura do viaduto terá 240 metros de extensão e quatro pistas de rodagem.