A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) definiu o período de 3 de novembro a 1º de dezembro para a aplicação do Saresp 2025 — Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. As datas e diretrizes da nova edição foram publicadas no Diário Oficial do Estado em 29 de julho.
Neste ano, a avaliação deve alcançar cerca de 4 milhões de estudantes dos seguintes anos escolares: 2º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.
Para os alunos do 2º e 5º anos, as provas permanecem no formato impresso e abordam exclusivamente língua portuguesa e matemática. A aplicação será realizada em 18 de novembro, no turno regular de cada estudante, com tempo máximo de 3h30 para resolver 32 questões de múltipla escolha.
Já para os anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), o conteúdo se expande para as quatro áreas do conhecimento previstas no Currículo Paulista: linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza. A aplicação será digital e ocorrerá em dois dias. As provas terão 96 questões para os alunos do 6º ao 8º ano, e 100 questões para o 9º ano.
Uma novidade é a inclusão de questões discursivas em língua portuguesa e matemática: serão oito em cada disciplina do 6º ao 8º ano, e seis em cada uma no 9º ano. O tempo máximo para realização da prova permanece em 3h30.