Os servidores da Prefeitura de Limeira denunciaram ao Sindicato condições insalubres de trabalho por conta de uma infestação de ratos. A situação com os roedores teria começado há cerca de duas semanas e o principal setor afetado é a Secretaria de Obras, comunicou o Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais (Sindcel) nas redes sociais.
Os trabalhadores do departamento relatam que, diariamente, quando chegam ao local encontram fezes e rastros dos roedores espalhados pelo ambiente de trabalho. Eles também informaram que, para trabalhar, são obrigados a fazer a limpeza do espaço.
Servidores apontaram que os ratos já foram vistos descendo do telhado. Ainda conforme o comunicado do Sindicato, uma trabalhadora precisou comprar armadilhas, com recursos próprios, para instalar na mesa de trabalho e capturar os animais. Giselle Tomaz, integrante da diretoria do Sindcel, explicou sobre o caso.
A instituição da categoria ressaltou que não é aceitável que servidores continuem expostos a condições insalubres e de risco. O Sindcel protocolou um ofício exigindo que a Prefeitura de Limeira transfira os trabalhadores do setor para um espaço temporário adequado, até que a infestação seja totalmente resolvida.
Disse ainda que, se a administração municipal não tomar providências no prazo de 10 dias, o caso será encaminhado ao Ministério Público do Trabalho (MPT).
A CBN questionou a Prefeitura de Limeira sobre a situação, que informou, em nota, que tem adotado as providências necessárias sobre os roedores. Disse que a situação está sendo acompanhada em conjunto com a Divisão de Vigilância de Zoonoses, que há dias realiza monitoramento técnico no local. Dispositivos de captura já foram instalados e outras medidas de controle estão em andamento.
Não houve retorno sobre a transferência dos servidores para outro local enquanto a infestação é combatida.