Sta. Bárbara d’Oeste intensifica ações contra febre maculosa

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste intensificou nesta semana as ações de prevenção à febre maculosa no Complexo da Usina Santa Bárbara. Equipes da Vigilância em Zoonoses realizaram uma varredura no local para identificar a presença de carrapatos e o grau de infestação. A ação será estendida para os parques dos Ipês, Araçariguama, Taene, dos Jacarandás e das Paineiras.

O trabalho inclui busca ativa de carrapatos com pano de arrasto e observação de animais hospedeiros, como capivaras, cavalos e cães. Também são avaliadas as condições da vegetação e cercas que podem permitir a entrada desses animais. Quando necessário, a Prefeitura aplica medidas como roçagem e reforço na sinalização das áreas com risco.

A febre maculosa é transmitida pela picada do carrapato-estrela, comum em ambientes com vegetação e presença de animais silvestres. Os sintomas surgem de forma repentina e incluem febre, dores no corpo, vômitos e mal-estar. A recomendação é procurar atendimento médico ao apresentar sintomas até 15 dias após frequentar áreas de risco. O início rápido do tratamento com antibiótico é essencial.

Santa Bárbara não tem mortes confirmadas por febre maculosa. Em Campinas, duas pessoas morreram este ano.

A população pode esclarecer dúvidas com a Vigilância em Zoonoses pelo telefone (19) 3463-8099, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Justiça mantém prisão de empresários suspeitos de financiar plano para matar promotor

Veículos com sinais de adulteração são apreendidos em Nova Odessa

Policiais ficam feridos após perseguição em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.