A Unicamp oficializa nesta segunda-feira a compra de um terreno de 44 mil metros quadrados no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, para ampliar o programa de moradia estudantil. A área fica na Avenida Santa Isabel, ao lado do conjunto habitacional já existente, e vai receber módulos residenciais para até 1,4 mil alunos. É a maior expansão desde que o programa foi criado no fim dos anos 1980. Hoje, a universidade abriga cerca de mil estudantes.
Metade do terreno será ocupada pelas novas moradias e a outra parte vai receber estruturas administrativas, áreas esportivas e culturais, além de espaços para atividades de extensão. O galpão que já existe no local será adaptado para eventos e oficinas, e haverá salas para grupos artísticos, refeitório, áreas verdes para convivência e hortas comunitárias, além de campo de futebol. Também será instalado um núcleo integrado de assistência ao estudante. O investimento foi de R$ 20 milhões.
A previsão é que as obras na área já edificada sejam concluídas em 18 meses. A construção dos novos prédios deve levar cerca de quatro anos. Atualmente, a moradia estudantil conta com 226 unidades e 27 estúdios para famílias, além de 2.171 bolsas de auxílio para aluguel. O programa atende alunos em situação de vulnerabilidade que moram fora da Região Metropolitana de Campinas. Neste ano, a Unicamp reservou R$ 159 milhões para ações de inclusão e permanência.