Unicamp e TRT-15 se unem para diminuir o uso do “juridiquês”, um ruído na comunicação da Justiça

Foto: Kevin Kamada/CBN Campinas

Imagine a seguinte situação: você escuta um som de teclar mecânico, com aquele barulho estridente característico do metal a cada toque. Mesmo que você sequer tenha trabalhado perto de uma máquina de escrever, certamente associa o som a ela, não é mesmo?

Assim funciona a comunicação, essa habilidade imprescindível para a vida humana. Uma mensagem que é transmitida de um emissor a um receptor e pode ser entendida e interpretada para as duas partes. Mas nem todos os ambientes funcionam assim, infelizmente.

No ambiente judicial, por exemplo, tornou-se comum chamar de “juridiquês” o idioma técnico e rebuscado que é bastante utilizado por juízes e advogados, os chamados “operadores do Direito”. Um tecnicismo que afasta pessoas e contrasta com um ambiente em que há necessidade de diálogo pleno entre as pessoas.

Mas um projeto desenvolvido pela Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp) propõe mudar essa realidade. A iniciativa já tem a adesão do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, de Campinas, e do Tribunal de Contas da União.

Nesta reportagem especial, a CBN Campinas apresenta mais detalhes do projeto “Linguagem Simples” e discute a necessidade de democratizar a linguagem usada em todos os espaços de convivência da sociedade.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Pais reclamam do estado de conservação da creche do Jardim Amanda II, em Hortolândia

Duas pessoas morrem em sequência de acidentes na SP-075, em Indaiatuba

Motociclista morre após ser atingido por linha com cerol no DIC 4, em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.