Alexandre Padilha considera restrições a visto para os EUA como “boicote”; ele irá à ONU para conferência

Foto: Reprodução

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse nesta sexta-feira (19) que não tem interesse em ir aos Estados Unidos para passear. A fala foi uma resposta ao fato do governo americano ter dado um visto com restrições severas para que o titular da pasta possa participar de uma conferência das Nações Unidas em Nova Iorque.

O ministro deu a entender que vai viajar mesmo com as restrições, e disse que esses encontros são momentos para fazer reuniões bilaterais com representantes de outros países e que permitem novos acordo. Ele criticou a decisão do governo Trump, cutucando também o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Com a decisão do governo, Padilha só vai poder transitar em uma área equivalente a até cinco quarteirões de onde estiver hospedado e deverá seguir os trajetos entre o hotel, a sede da ONU e representações do Brasil ligadas ao organismo. As restrições são severas das que costumam ser impostas a representantes de países como Síria, Rússia e Cuba. Isso impede, segundo o ministro, de participar de uma reunião na Organização Pan-Americana da Saúde, que vai acontecer em Washington logo após a assembleia na ONU. As cidades ficam a 360km de distância.

Usando exemplos da área da saúde, Padilha disse que os Estados Unidos querem boicotar o Brasil porque o país trava uma batalha contra o negacionismo, citando decisões norte-americanas de suspensão de calendários de vacinação e outras medidas de imunização.

Depois disso ele voltou a falar sobre a saúde pública. O ministro Alexandre Padilha veio a Campinas como parte das comemorações dos 35 anos do Sistema Único de Saúde e dos 60 anos do Departamento de Saúde Coletiva da Unicamp.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia apura esquema de falsificação após apreender vasilhames em Campinas

Tamanho das famílias encolhe na comparação entre os dois últimos censos em Campinas

Anel Viário é interditado em Valinhos após caminhão pegar fogo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.