Com a chegada da Primavera, a expectativa da Defesa Civil do Estado de São Paulo é a diminuição dos incêndios recorrentes no período de estiagem. De acordo com o Mapa de Risco de Incêndio da Operação, a última semana do inverno deste ano foi a mais crítica do período, com nível de emergência para queimadas.
O Governo do Estado de São Paulo realizou a recente entrega de 20 caminhões-pipa para estruturar cidades da região. O investimento foi de R$ 9,8 milhões.
Na região, em Valinhos, a Serra dos Cocais, área de preservação e proteção ambiental, sofreu com os incêndios durante uma semana. O local teve o fogo controlado no último domingo (21).
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de SP, coronel Henguel Ricardo Pereira, apesar do período crítico, os casos de focos de incêndios até agora são menores do que o registro do mesmo período do ano passado. A queda chega a 85%.
O primeiro dia da nova estação foi marcado por fortes chuvas recorrentes de estragos na região. O governo estadual informou que pretende se reunir mais de 30 cidades que tiveram prejuízos.
Em Campinas, a legislação proíbe o uso de fogo para a limpeza de terrenos, e o proprietário pode ser multado caso a prática seja constatada. A multa para queimadas em terrenos é de R$ 976,10.
Ao avistar uma queimada, o morador pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193. Já o telefone da Defesa Civil é o 199.