Arcebispo Dom Gilberto será sepultado em cripta da Catedral nesta quinta-feira (25)

Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas

A quarta-feira (24) para os fiéis católicos é marcada pelas homenagens e celebrações em memória ao Arcebispo de Campinas, Dom Gilberto, na Catedral Metropolitana. A programação de missas teve início às 7h, com celebrações realizadas às 9h, ao 12h15, além de missas marcadas para as 16h, 18h15 e 20h.

A despedida final ocorre nesta quinta-feira (25), com celebração de uma missa às 7h. Na sequência, as 9h, com a Missa Exequial, presidida por Dom João Inácio Müller, Arcebispo Metropolitano de Campinas, seguida do sepultamento na cripta da Catedral.

O Arcebispo Emérito de Campinas, Dom Gilberto Pereira Lopes, morreu na noite da última segunda-feira (22), aos 98 anos. Ele estava internado há quase um mês no Hospital PUC-Campinas para tratar um quadro de pneumonia.

Natural de Santaluz (BA), Dom Gilberto ingressou no seminário em Petrolina (PE) nos anos 1940, seu primeiro passo na vida litúrgica do catolicismo.

Formado em Filosofia e Teologia em Pernambuco e, mais tarde, em Pedagogia pelo Instituto Católico de Paris, recebeu a Ordenação Episcopal pela primeira vez em 1966, quando assumiu a Diocese de Ipameri (Goiás).

Na primeira metade da década de 1970, Dom Gilberto ocupou posições de liderança na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Com a renúncia de Dom Antônio Maria Alves de Siqueira, em 1980, o sacerdote foi formalmente empossado no mesmo ano como Arcebispo Metropolitano, em solenidade na Catedral e, mais tarde, pela liturgia do Vaticano.

A frente da Arquidiocese de Campinas, criou diretrizes e reestruturou a chamada “ação pastoral”, a forma como a Igreja atua junto à comunidade.

Dom Gilberto apoiou a criação de serviços voltados à população em situação de rua, o trabalho das comunidades eclesiais de base e a moradia para os padres idosos.

Em 2002, quando completou 75 anos, Dom Gilberto apresentou sua renúncia, mas permaneceu no cargo até junho de 2004, quando o documento foi aceito pelo então Papa João Paulo II.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

ExpoIntegração é novidade em 2025; feira já está aberta ao público

Gaeco deflagra 2ª fase de operação para combater fraude a licitações em Pirassununga

Autoagressão entre crianças e adolescentes: 34 casos por dia em todo o Estado de SP

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.