As interdições de clínicas de estética em Campinas cresceram consideravelmente em 2025, em comparação com o ano anterior. Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, dez estabelecimentos foram fechados entre janeiro e agosto deste ano, enquanto em todo o ano de 2024 houve apenas uma interdição.
Ana Heloísa de Lima Vieira, coordenadora de departamento da Vigilância Sanitária, atribui o aumento à maior procura por procedimentos estéticos. Falta de licença sanitária e condições precárias de higiene estão entre as irregularidades mais encontradas nos estabelecimentos.
As clínicas de estética oferecem diversos procedimentos, como limpeza de pele e aplicação de botox para suavizar linhas de expressão. A profissional da Vigilância Sanitária alerta que mesmo procedimentos aparentemente simples podem ser perigosos quando realizados em clínicas sem regularização.
Em 2025, também foram interditadas 23 clínicas odontológicas em Campinas — número quase igual as 25 interdições do ano anterior. Os motivos incluem a falta de plano de proteção radiológica e a ausência de controle de qualidade das imagens.
A coordenadora de departamento da Vigilância Sanitária dá dicas para a escolha segura de uma clínica de estética ou odontologia. (ouça acima)
A denúncias podem ser feitas à Prefeitura pelo telefone 156 ou pelo WhatsApp do serviço, pelo número (19) 2116-0156. A Vigilância Sanitária também orienta a população a ter atenção sobre os preços praticados e a forma como os serviços são anunciados em redes sociais e grupos de WhatsApp.