Os cerca de 2 mil litros de bebidas alcoólicas adulteradas que foram apreendidos em uma fábrica clandestina em Americana, na manhã desta terça-feira (30), devem passar por perícia para identificar se há ou não a presença da substância metanol.
Segundo a Polícia Civil, foram recolhidos quase 18 mil itens, que passarão pela análise. Não foi localizado nenhum frasco nomeado como metanol, mas somente a perícia em laboratório fará a confirmação do teor das bebidas.
A operação foi realizada por policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), por meio da 1ª Delegacia DIG Antipirataria. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão contra falsificação de bebidas na cidade e duas pessoas foram presas, um casal.

A investigação sobre o local, uma chácara no bairro Bosque dos Ipês, começou depois que a polícia recebeu denúncias. Eles foram informados sobre uma adega clandestina que funcionava de forma on-line e chegaram até o endereço em Americana.
O casal é apontado como responsável pelo esquema de pirataria e fraude das bebidas. Na chácara, era feito o envasamento dos produtos falsificados e a produção de rótulos de bebidas de marcas conhecidas. Nas buscas, os policiais identificaram que eram falsificados uísque, gim e vodca.
Os presos foram encaminhados para o Deic de São Paulo capital e vão responder por crimes contra a propriedade material, contra saúde pública e contra relação de consumo.
