As prefeituras de Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Hortolândia iniciam, nesta segunda-feira (8), uma campanha especial de vacinação contra o HPV. A ação é voltada para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina. O objetivo é ampliar a proteção contra o vírus e prevenir doenças graves, como câncer no colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.
Em Santa Bárbara d’Oeste, a vacinação será feita nas escolas estaduais e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A campanha vai até a primeira quinzena de outubro. Serão 22 escolas participantes, e os estudantes devem levar a caderneta de vacinação e o termo de autorização assinado pelos responsáveis (no caso de menores de 18 anos). Quem não for vacinado na escola pode procurar a UBS mais próxima, de segunda a sexta-feira, com a caderneta em mãos. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável.
Em Americana, a vacina está disponível em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Nas unidades dos bairros São Vito e Praia Azul, o atendimento vai até as 20h. É necessário apresentar documento com foto, CPF e a carteira de vacinação.
Em Hortolândia, a campanha vai até dezembro e inclui uma busca ativa por jovens que não se vacinaram entre os 9 e 14 anos. A vacinação será feita nas UBSs e também em escolas estaduais e no SESI. Cada UBS será responsável por atender uma escola da sua região. As unidades funcionam das 8h às 15h30, com horário estendido em algumas delas:
- UBS Amanda II: até 17h30
- UBS Dom Bruno Gamberini: até 17h30
- UBS Rosolém: até 17h30
- UBS Santa Clara: até 17h30
- UBS Figueiras: até 18h30
A vacina contra o HPV é gratuita e oferecida pelo SUS. Ela é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Vacinar é uma forma segura de cuidar da saúde hoje e evitar problemas no futuro.