A Prefeitura de Campinas deu mais um passo na criação de novos espaços verdes na cidade. Foi publicada a autorização de despesa de R$ 1,6 milhão para a elaboração dos projetos básicos de seis parques lineares. A empresa responsável terá sete meses para entregar os estudos, que serão pagos com recursos do Fundo Proamb.
Os parques fazem parte do Plano Municipal do Verde e estão incluídos no plano de ação da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) para o período de 2025 a 2028. Três deles terão execução financiada pelo BNDES, dentro do projeto de macrodrenagem da Bacia do Ribeirão Anhumas.
Confira os locais que vão receber os projetos:
- Parque Linear do Córrego Proença – 53 mil m² | bairros: Jardim Proença, Paranapanema, Baroneza e São Fernando
- Parque Linear do Córrego Oriente – 167 mil m² | bairros: Bom Retiro, Lumen Christi, Paineiras e Nova Campinas
- Parque Linear do Ribeirão das Pedras (trecho 3) – 166 mil m² | região de Barão Geraldo e Cidade Universitária
- Parque Linear do Córrego Areia Branca – 116 mil m² | população beneficiada: mais de 100 mil pessoas
- Parque Linear do Córrego Ipaussurama (trecho 1) – 147 mil m² | bairro: Residencial Parque da Fazenda
- Parque Linear do Córrego Boa Vista (trecho 2) – 95 mil m² | bairro: Vila Padre Anchieta
Os parques lineares são áreas verdes planejadas para recuperar margens de córregos e oferecer espaços de lazer, como pistas de caminhada, ciclovias, quadras, parquinhos e academias ao ar livre.
A definição dos locais contou com participação da população, por meio de encontros realizados com o Orçamento Cidadão. Campinas já tem outras iniciativas em andamento, como o Parque Linear do Córrego da Lagoa, na região do Amarais.