A CPFL Paulista conseguiu recuperar, entre janeiro e julho deste ano, energia suficiente para abastecer mais de 2 mil casas por um ano inteiro. A recuperação aconteceu após ações de combate a fraudes e furtos de energia em 34 cidades da região de Campinas e ultrapassa 4 mil Megawatts-hora.
A empresa está investindo mais de R$ 105 milhões em tecnologias e operações especiais para identificar e corrigir irregularidades. Entre as medidas estão caixas blindadas em residências e sistemas de medição com telemetria em indústrias, que dificultam a adulteração dos equipamentos.
Até julho, 2,9 mil instalações foram regularizadas. A CPFL também usa inteligência artificial para analisar o consumo dos clientes e orientar as inspeções feitas pelas equipes em campo.
Além dos riscos de acidentes, como curtos-circuitos e incêndios, o furto de energia encarece a conta de luz para todos, já que os prejuízos são repassados nas revisões tarifárias.
A população também ajudou: foram mais de 36 mil denúncias anônimas feitas por moradores da região. Quem quiser denunciar pode usar o aplicativo CPFL Energia ou o site www.cpfl.com.br/fraude.