A Prefeitura de Campinas lançou nesta quarta-feira (24), no Paço Municipal, o Programa Próximos Passos, que tem como objetivo ampliar a autonomia de famílias em situação de vulnerabilidade por meio da qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e inserção no mercado de trabalho.
O programa é voltado especialmente para beneficiários do Bolsa Família e do Renda Campinas. Hoje, segundo a administração municipal, cerca de 52 mil famílias recebem o Bolsa Família na cidade.
Durante o evento de lançamento, o prefeito Dário Saadi ressaltou que a transferência de renda é importante para o suporte imediato, mas não suficiente para atender todas as necessidades das famílias. Por isso, a proposta é oferecer um caminho complementar, com cursos, oficinas e acompanhamento contínuo.
De acordo com o prefeito, o programa pretende ser um elo entre os beneficiários e as oportunidades disponíveis no município, como feirões de emprego que frequentemente oferecem mais de mil vagas, mas acabam não sendo preenchidas. “Precisamos criar essa conexão. Se falta qualificação, vamos oferecer cursos. Se a pessoa não é alfabetizada, terá acesso à alfabetização. Se não quer seguir no emprego formal, poderá ter apoio para empreender como microempreendedor individual”, explicou.
O Próximos Passos será conduzido de forma integrada por quatro secretarias municipais: Assistência Social, Trabalho e Renda, Educação e Políticas para Mulheres. A atuação conjunta prevê desde o acolhimento inicial e a definição de trilhas de capacitação até ações voltadas ao empreendedorismo feminino e apoio para formalização como microempreendedor individual.
Segundo a prefeitura, a expectativa é que o programa permita a saída gradual das famílias da dependência de programas de transferência de renda, oferecendo autonomia financeira, geração de renda própria e novas perspectivas de vida.