Na manhã desta sexta-feira (12), a CBN Campinas flagrou quatro casos de desrespeito ao uso do corredor exclusivo do BRT, na Estação Parque das Bandeiras/Jardim Ipaussurama.
Um ato de “esperteza” de motoristas de carros e motos que atrapalha o dia a dia de quem depende da agilidade que estes corredores garantem aos ônibus.
De janeiro a agosto deste ano, a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) emitiu 4.111 infrações por circulação irregular de veículos nas vias exclusivas para os ônibus. A proporção é de praticamente 17 infrações por dia.
O problema é mais frequente na Avenida das Amoreiras, onde os trechos próximos à Rua Laranjal Paulista e a Avenida Prefeito Faria Lima contabilizam 2.500 casos nos primeiros oito meses do ano.
A lista ainda traz as avenidas Benjamin Constant e Senador Saraiva, no Centro, com 154 infrações contabilizadas.
Entre dezembro de 2024 e maio deste ano, essas regiões passaram a contar com videomonitoramento, com o objetivo de coibir e de reforçar a fiscalização.
O coordenador de Operação e Fiscalização de Trânsito da Emdec, Marcelo Carpenter Ferreira, afirma que a fiscalização com os amarelinhos tem sido intensificada nos horários de pico.
Das mais de quatro mil infrações por uso irregular da faixa exclusiva de ônibus nos primeiros oito meses do ano em Campinas, quase 65% dos casos foram flagrados pelo sistema de videomonitoramento.
Outra prática muito comum flagrada pela nossa reportagem é a do motorista que sinaliza a conversão para acessar a faixa exclusiva de ônibus, mas não conclui a manobra. Marcelo Carpenter nos explica que essa prática também é fiscalizada pelo videomonitoramento.
Apesar da recorrência desse problema, a Emdec afirma que o número de infrações caiu 13,3% no período de janeiro a agosto. Em todo o ano de 2024, foram mais de 6 mil infrações.
Já nas faixas preferenciais, o motorista deve sempre abrir espaço para que o ônibus possa seguir o seu caminho – da mesma forma que se deve fazer com uma ambulância ou carro de polícia.
Um outro caso são o das faixas em que a circulação é exclusiva para os ônibus nos horários de pico. São aquelas placas que mostram que o trecho é exclusivo entre 06h e 08h e entre 16h e 19h. Nos corredores do BRT, o uso é exclusivo dos carros dessa modalidade.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar em faixas exclusivas é uma infração gravíssima, punida com sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47.