Em entrevista ao CBN Campinas desta segunda-feira (15), o assessor técnico da Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) de Campinas, Rodrigo Pires, detalhou o procedimento de esterilização das capivaras nos parques municipais.
A iniciativa busca promover o controle de natalidade dos filhotes e, dessa forma, diminuir o espalhamento do carrapato-estrela, responsável pela transmissão da febre maculosa.
O serviço começa a ser feito nesta semana no Parque Ecológico, o quarto espaço na cidade a receber o programa de manejo.
Pires afirma que o trabalho é supervisionado por outros órgãos ambientais.
Durante os trabalhos, os frequentadores do Parque Ecológico vão se deparar com grandes cercados com tela metálica: são os chamados “bretes”, as estruturas que fazem a captura segura dos animais.
O assessor técnico da Seclimas defende que não há mal-estar para os animais, que são retirados do convívio natural estritamente pelo tempo necessário para a esterilização.
A esterilização de capivaras é realizada desde outubro do ano passado, sob a coordenação do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal de Campinas.
Antes do Parque Ecológico, a Lagoa do Taquaral, o Lago do Café e o Parque das Águas receberam os serviços. Ao todo, 147 animais já passaram pelo procedimento na cidade.