Captura das capivaras para esterilização é segura para os animais, diz assessor da Seclimas

Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas

Em entrevista ao CBN Campinas desta segunda-feira (15), o assessor técnico da Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) de Campinas, Rodrigo Pires, detalhou o procedimento de esterilização das capivaras nos parques municipais.

A iniciativa busca promover o controle de natalidade dos filhotes e, dessa forma, diminuir o espalhamento do carrapato-estrela, responsável pela transmissão da febre maculosa. 

O serviço começa a ser feito nesta semana no Parque Ecológico, o quarto espaço na cidade a receber o programa de manejo. 

Pires afirma que o trabalho é supervisionado por outros órgãos ambientais. 

Durante os trabalhos, os frequentadores do Parque Ecológico vão se deparar com grandes cercados com tela metálica: são os chamados “bretes”, as estruturas que fazem a captura segura dos animais. 

O assessor técnico da Seclimas defende que não há mal-estar para os animais, que são retirados do convívio natural estritamente pelo tempo necessário para a esterilização

A esterilização de capivaras é realizada desde outubro do ano passado, sob a coordenação do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal de Campinas. 

Antes do Parque Ecológico, a Lagoa do Taquaral, o Lago do Café e o Parque das Águas receberam os serviços. Ao todo, 147 animais já passaram pelo procedimento na cidade.  

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Valinhos inicia campanha de multivacinação para menores de 15 anos nesta segunda-feira

Valinhos terá cursos técnicos gratuitos de Administração e Logística a partir de 2026

Hortolândia inclui funcionários dos Correios entre os grupos prioritários da vacinação contra a covid

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.