Casos de bronquiolite e pneumonia por vírus respiratório já superam todo o ano passado em Campinas

Foto: Reprodução EPTV Campinas

O número de diagnósticos e mortes causados pela síndrome respiratória aguda grave (SRAG) ligada ao vírus sincicial respiratório (VSR) já é maior em Campinas em 2025 do que em todo o ano passado. O levantamento é da Secretaria de Saúde e leva em conta os registros feitos entre janeiro e 15 de setembro.

O VSR é o principal causador de bronquiolite e pneumonia, doenças que afetam principalmente crianças pequenas. Neste ano, a cidade já contabilizou 965 diagnósticos em menores de dois anos, contra 731 em 2024. O total representa o maior número de casos de bronquiolite na metrópole nos últimos cinco anos.

As mortes também aumentaram. Das 11 registradas em 2025, cinco eram de crianças com menos de dois anos, e quatro de idosos com 65 anos ou mais – dois dos grupos mais vulneráveis ao vírus.

Segundo a Prefeitura, o crescimento de casos tem algumas explicações: o inverno mais rigoroso, que deixou as temperaturas mais baixas; o aumento da circulação de pessoas em locais fechados, o que favorece a transmissão; e também a ampliação da testagem específica para o VSR, que permite identificar com mais precisão o agente causador da SRAG.

Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde aguarda a distribuição da vacina contra o VSR pelo Ministério da Saúde. O governo federal anunciou que as primeiras remessas devem chegar até o fim deste ano, com prioridade para gestantes, já que a proteção pode ser transferida para os bebês.

Como se proteger

Enquanto o imunizante não chega, a recomendação é reforçar os cuidados básicos no dia a dia:

            •          lavar as mãos com frequência;

            •          manter os ambientes bem ventilados;

            •          evitar aglomerações;

            •          e, em caso de sintomas respiratórios, usar máscara e evitar contato com outras pessoas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Idosa com possível queda em hospital de Jaguariúna é transferida para instituição privada

Avenida Invernada ganha novo retorno e semáforos para desafogar trânsito

Comboio militar e ações de saúde marcam evento Coluna da Vitória em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Comboio militar e ações de saúde marcam evento Coluna da Vitória em Campinas

Campinas vai receber neste sábado, 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, o evento cívico-cultural Coluna da Vitória 2025. A programação começa às 10h com o desfile de cerca de 40 veículos militares antigos pelas principais avenidas da cidade, em homenagem aos 80 anos do retorno dos pracinhas campineiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.