O Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Unicamp, CIATox da Unicamp, afirma que os casos de contaminação por metanol registrados no Estado são preocupantes, porque esse produto químico é ainda mais perigoso que outras composições, e os casos são geralmente mais graves.
No mês de setembro, o Centro informou nove casos de intoxicação pelo metanol, um número totalmente acima da média, como contou a médica Camila Carbone Prado à CBN Campinas. A alta concentração de registros fez ligar um alerta, mas houve um segundo fator que chamou atenção: os atendimentos por metanol até então aconteciam após o consumo de etanol combustível, especialmente por moradores em situação de rua.
SONORA
A equipe no laboratório faz testes com exames de sangue que são coletados dos pacientes com suspeita de contaminação. E, após a confirmação, há notificações ao Ministério da Saúde, ou até o Ministério da Justiça, como foi o caso do metanol.
Camila Carbone Prado explica que todas as unidades de saúde, públicas ou privadas, tem que informar imediatamente o CIATox em um caso de suspeita de contaminaçaõ.
SONORA
Hoje no Brasil existem 32 Centros de Informação e Assistência Toxicológica públicos, em 19 Estados brasileiros com equipes multidisciplinares de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e farmacêuticos, por exemplo).