Diversos estragos foram causados durante o temporal que atinge cidades da região de Campinas, na tarde desta segunda-feira (22). No início da tarde, a Defesa Civil chegou a emitir um comunicado de alerta severo para a região por conta de temporais e rajadas de vento, com risco de queda de árvores e destelhamentos.
Na cidade de Monte Mor, árvores caíram e bloquearam um trecho da Rua Roberto Gonçalves Teixeira, no centro. Segundo a Prefeitura, um veículo foi atingido. A Defesa Civil foi acionada e ainda não há informações sobre vítimas.
Com as fortes chuvas, a Prefeitura de Sumaré informou que o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) precisou ser fechado. O serviço ficará suspenso até quarta-feira (24) para reorganização interna.
Em Americana, o temporal também derrubou árvores e uma delas atingiu um carro, na Avenida Bandeirantes. O Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal foram acionados e atuam na retirada da árvore. Uma pessoa estaria no veículo, mas não ficou ferida.
Um cabo da rede elétrica também acabou rompido no local, por isso o motorista foi orientado a permanecer no carro até a chegada da CPFL para desligar a rede.
Além da Bandeirantes, outras vias também registraram pontos de alagamento e os semáforos pararam de funcionar, como a avenidas Abdo Najar, Doutor Antônio Lobo e Rua Dom Pedro II.
Paulínia também têm reflexos do temporal. No bairro Bom Retiro, houve o registro de queda de árvore, além do bairro Alto dos Pinheiros, onde foi registrado deslizamento de pedrisco.
Em Capivari, a Avenida Itália, uma das principais vias de acesso ao município, está interditada no sentido do bairro Castelani devido à queda de uma árvore de grande porte. O trecho está bloqueado e também houve dano na rede elétrica. Segundo a Prefeitura, a CPFL já realizou o desligamento da energia para a remoção
Já na Rodovia Kanela Forti, outra árvore caiu na altura do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Mesmo com a ocorrência, o fluxo de veículos segue normalmente. Na Rua XV de Novembro, uma torre de comunicação desabou sobre um veículo. Apesar dos danos, ninguém ficou ferido. A Defesa Civil segue contabilizando os danos registrados em diferentes pontos de Capivari.
Já em Hortolândia, a Prefeitura informou que houve alagamento no piso térreo do Paço Municipal. A situação foi causada pelo entupimento de uma das saídas de vazão das galerias pluviais do Paço. O Município informou que a desobstrução foi realizada e o reparo concluído.
Reportagem em atualização.