Um novo levantamento da Emdec apontou que as autuações por desrespeito à sinalização de trânsito, envolvendo principalmente conversões proibidas e transposição irregular de pista, aumentaram 86%. O balanço considera dados de janeiro a agosto deste ano – quando foram emitidas 8.769 infrações deste tipo, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Em 2024, foram registradas cerca de 4.700 infrações do mesmo tipo. Em todo o ano passado, o número foi de 7.600 autuações.
Ainda segundo a Emdec, o aumento nos números é atribuído à ampliação da cobertura de videomonitoramento na cidade. Entre dezembro de 2024 e junho de 2025, quatro novos pontos de fiscalização remota foram ativados pela Emdec.
Entre os locais com maior incidência, está o cruzamento da avenida Dr. Moraes Salles com a rua Irmã Serafina, com mais registros de transposição irregular. A prática também é frequente no cruzamento das avenidas Amoreiras e Prefeito Faria Lima, na região do São Bernardo, fiscalizado desde junho.
De acordo com a Emdec, essas infrações estão entre os comportamentos que mais comprometem a segurança no trânsito e podem causar os acidentes, segundo registros do Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO), responsável pelo videomonitoramento das vias.
Entre 2024 e 2025, dez acidentes fatais ocorridos em vias urbanas estiveram diretamente relacionados ao desrespeito à sinalização, incluindo transposições irregulares e conversões proibidas. Em 2025, dos 30 acidentes fatais já analisados até agosto, cinco (17%) tiveram esse fator como causa. Em 2024, o índice foi de 8,2%, com cinco casos em 61 acidentes analisados.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a transposição irregular de pista (art. 185) é considerada infração média, e causa multa de R$ 130,16. Já a conversão proibida à esquerda ou à direita (art. 207):é infração grave, com multa de R$ 195,23.