Conversões proibidas flagradas pela Emdec aumentam 86% em Campinas

Foto: Emdec/Reprodução

Um novo levantamento da Emdec apontou que as autuações por desrespeito à sinalização de trânsito, envolvendo principalmente conversões proibidas e transposição irregular de pista, aumentaram 86%. O balanço considera dados de janeiro a agosto deste ano – quando foram emitidas 8.769 infrações deste tipo, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em 2024, foram registradas cerca de 4.700 infrações do mesmo tipo. Em todo o ano passado, o número foi de 7.600 autuações.

Ainda segundo a Emdec, o aumento nos números é atribuído à ampliação da cobertura de videomonitoramento na cidade. Entre dezembro de 2024 e junho de 2025, quatro novos pontos de fiscalização remota foram ativados pela Emdec.

Entre os locais com maior incidência, está o cruzamento da avenida Dr. Moraes Salles com a rua Irmã Serafina, com mais registros de transposição irregular. A prática também é frequente no cruzamento das avenidas Amoreiras e Prefeito Faria Lima, na região do São Bernardo, fiscalizado desde junho.

De acordo com a Emdec, essas infrações estão entre os comportamentos que mais comprometem a segurança no trânsito e podem causar os acidentes, segundo registros do Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO), responsável pelo videomonitoramento das vias.

Entre 2024 e 2025, dez acidentes fatais ocorridos em vias urbanas estiveram diretamente relacionados ao desrespeito à sinalização, incluindo transposições irregulares e conversões proibidas. Em 2025, dos 30 acidentes fatais já analisados até agosto, cinco (17%) tiveram esse fator como causa. Em 2024, o índice foi de 8,2%, com cinco casos em 61 acidentes analisados.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a transposição irregular de pista (art. 185) é considerada infração média, e causa multa de R$ 130,16. Já a conversão proibida à esquerda ou à direita (art. 207):é infração grave, com multa de R$ 195,23.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

bebidas falsas Americana

Bebidas apreendidas em Americana vão passar por perícia para identificar metanol

“Fechamos um ciclo”, destaca delegado da PF ao avaliar Operação Vareio nesta terça (30)

Polícia Civil fecha fábrica clandestina de bebidas em Americana

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.