A mais tradicional corrida de rua do interior do Brasil está chegando e, no seu aniversário de 40 anos, amplia o número de modalidades de disputa.
Além da corrida e da caminhada de 5 quilômetros; e da corrida de 10k; a meia maratona, com 21 quilômetros, é o mais novo desafio da Corrida Integração.
Independentemente da categoria que você for disputar, a preparação é uma etapa fundamental, que deve ser feita com a atenção de um profissional da Saúde, como defende o médico especialista em diagnóstico por imagem, Gustavo Kalaf. “A gente tem notado um aumento do número de lesões. Tem mais gente praticando, e mais gente machuca. O primeiro passo, talvez o mais importante, é realmente consultar um médico especialista”, alerta o profissional.
Kalaf alerta que a principal barreira a ser derrotada é a ansiedade, e recomenda escalonar o aumento do treino aos poucos. “Em algumas mesas redondas que participo com ortopedistas e o pessoal da medicina esportiva, todo mundo fala da ‘regra dos 10%’, ou seja, aumentar paulatinamente o treino de dez em dez por cento”, recomenda.
Cruzar a linha de chegada não encerra a jornada de uma corrida. O pós-prova deve ser o momento de repor as energias por meio da alimentação. “Eu acho que é muito importante no pós-prova fazer uma hidratação, com a reposição de água, eletrólitos e sais para repor a perda de líquidos, e que o desgaste físico seja pago da melhor forma possível. Uma alimentação adequada também é importante, principalmente com frutas”, orienta.
Dentre os profissionais que podem oferecer o suporte adequado para a corrida ou para a caminhada estão os médicos do esporte e os cardiologistas.
A 40ª Edição da Corrida Integração acontece nos dias 27 e 28 de setembro. As inscrições deste ano já estão encerradas, mas quem sabe não é tempo de já se preparar para a edição 2026?