O Mapa de Risco de Incêndio, da Defesa Civil do Estado de São Paulo, aponta que esta será a semana mais crítica do período seco em 2025, com previsão de emergência para queimadas.
Para responder ao cenário, o órgão implanta a partir desta segunda-feira (15) o seu gabinete de crise: a “Sala de Fogo”. O objetivo é agilizar o combate aos incêndios, reduzir o tempo de resposta e aumentar a eficiência das operações.
Em Piracicaba, a Serra do Monte Branco está em chamas há mais de uma semana. Mais de 50 dos 150 hectares da área de vegetação já foram consumidos. Apesar do controle parcial no sábado, novos focos surgiram. Uma aeronave da Polícia Militar atua no local.
Em Amparo, o fogo atinge uma área de mata de preservação permanente no bairro Pantaleão. O Corpo de Bombeiros trabalha no combate às chamas.
Valinhos também enfrenta incêndios na Serra dos Cocais. Equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Ambiental, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar atuam nos locais afetados. O helicóptero Águia da PM reforça o combate em áreas de difícil acesso.