Centenas de pessoas acompanharam o desfile de 7 de Setembro na Avenida Francisco Glicério, em Campinas. O evento reuniu mais de 40 desfiles, incluindo alunos da Escola Militar do Equador.
A homenagem à Independência do Brasil começou com a revista da tropa, comandada pelo prefeito, Dário Saadi (Republicanos), e o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Rossini (Republicanos). A banda do Exército tocou o hino nacional.
A partir daí, começou o desfile das viaturas do Exército. Logo depois, alunos da Escola Preparatória de Cadetes, veteranos e os visitantes equatorianos passaram pela Avenida Francisco Glicério.
Viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros animaram as dezenas de crianças que foram acompanhar o desfile. Tanques do Exército de várias cidades também passaram pela avenida. Guarda Municipal, Defesa Civil, Setec, Sanasa, Emdec fecharam o desfile de viaturas.
A operadora de logística Andréia Delfino de Almeida trouxe o filho para o primeiro desfile dele. Só que ela tem boas memórias, porque desfilou quando estava na escola. Ela se disse muito emocionada.
Depois das forças de segurança, foi a vez das entidades. Mais de 30, incluindo escolas ligadas à Polícia Militar e Exército, desfilaram com a fanfarra pela principal avenida do Centro de Campinas.
Cristiane Marques é chefe do Grupo Escoteiro Cruz Azul, que fica no Parque São Martinho. Ela disse que a emoção em desfilar pela avenida com os lobinhos, como são chamadas as crianças, é sempre muito grande.
A segurança foi reforçada com diversos integrantes da Polícia Militar e Guarda Municipal em toda a extensão do trajeto na Glicério, mas patrulhamentos também aconteceram nas ruas ao redor.