Exame de ressonância magnética é um dos mais difíceis de conseguir no SUS

Foto: Prefeitura de Jaguariúna

Uma pesquisa de dados do Atlas da Radiologia no Brasil revela que o exame de imagem é um dos mais difíceis de conseguir no Sistema Único de Saúde.

Para os raios-x, por exemplo, no Estado de São Paulo são quase 15 equipamentos para cada 100 mil usuários do SUS. Já na rede particular são quase 24 aparelhos.

A situação é parecida com os exames de ultrassonografia e mamografia, sempre com muito mais equipamentos para o atendimento privado.

E no caso da ressonância magnética, a disponibilidade no SUS é menos da metade do que a encontrada na rede particular. No sistema público, é 1 equipamento para quase 3 no privado.

Em Campinas, a aposentada Solange Guimarães Lemes diz que esperou sete anos por um exame de ressonância magnética. Neste período, as dores no joelho foram só piorando. Ela só conseguiu fazer o exame na rede pública de Campinas depois que marido acionou a ouvidoria da prefeitura – o também aposentado Fernando Lemes.

A ressonância magnética é um exame de imagem usado para diagnosticar tumores, lesões, inflamações, infecções e doenças neurológicas, ortopédicas e abdominais.

Dados mostram que, de todos os equipamentos voltados para exame de imagem analisados, os de ressonância magnética contam com a menor disponibilidade no SUS. Dos 844 aparelhos existentes no Estado de São Paulo, em 2024, apenas 319 estavam disponíveis. Destes, 312 estavam de fato em uso.

Para o médico Rubens Chojniak, a demora na realização do exame prejudica o tratamento dos pacientes.

Em nota, a Prefeitura de Campinas informou que não foi registrado um tempo de espera de sete anos para a aposentada Solange conseguir fazer a ressonância. De acordo com a prefeitura, houve um agendamento em 2017 e depois uma nova solicitação no fim de 2023 e o exame foi feito em 2024.

A prefeitura também informa que as vagas para esse tipo de exame são feitas priorizando casos de urgência e emergência e que o SUS recebe quase 1.300 solicitações por mês para esse exame.

  • com informações da EPTV Campinas
Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Presépio fica no Parque Via Norte, em Campinas

Presépio no Parque Via Norte vira atrativo entre moradores de Campinas

Cerca de 10% dos brasileiros afirmam que deixaram as compras de Natal para última hora

Motorista de ônibus é filmado brigando com homem no meio da rua em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.