Gaeco deflagra 2ª fase de operação para combater fraude a licitações em Pirassununga

Foto: PM/Divulgação / Arquivo

Na manhã desta quarta-feira (24), o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo) realizou a segunda fase de uma operação voltada ao combate de fraudes em licitações ocorridas na prefeitura de Pirassununga.

As investigações apontam que o grupo criminoso fraudava licitações desde a fase inicial, manipulando os editais para restringir a participação de concorrentes. Durante o processo licitatório, aliciavam empresas interessadas, oferecendo vantagens econômicas para que desistissem de participar da disputa.

Após a concessão, também adulteravam a execução contratual, permitindo o lucro ilícito e a distribuição de vantagens financeiras entre os integrantes do esquema.

Na primeira fase, foram denunciados ao Tribunal de Justiça de São Paulo o então prefeito, dois secretários, uma advogada e um empresário.

Nesta nova etapa, os alvos foram: os gerentes da empresa envolvida nas fraudes; os empresários que auxiliaram o grupo com a utilização de companhias de fachada para simular a existência de competição nos certames licitatórios e ainda simular a prestação de serviços durante a execução contratual; uma pessoa responsável para elaboração dos termos de referência para dificultar uma real competitividade no certame licitatório; um consultor jurídico e agentes públicos que desempenharam papel relevante no direcionamento dos certames e no recebimento de propinas.

Foram realizadas buscas e apreensões em nove endereços, nas cidades de Pirassununga, Hortolândia, Pouso Alegre e São José do Rio Preto, com a decretação de prisão temporária contra cinco investigados, distribuídos em cinco cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Segundo um promotor do Gaeco, em Hortolândia, houve o cumprimento de um mandado de busca de apreensão, tendo como alvo um empresário investigado por participar das fraudes a licitações na prefeitura de Pirassununga.

Ainda de acordo com o promotor, o investigado simulava interesse em participar da licitação com o objetivo de criar de competitividade no certame, mas previamente ajustado com a empresa que queriam que fosse a vencedora. Além disso, o empresário abordava e aliciava outros interessados nas licitações para que desistissem da participação, deixando o caminho livre para a fraude. O suspeito não foi preso, mas as equipes apreenderam dispositivos eletrônicos, documentos e aproximada de R$20 mil.

Os mandados foram expedidos pelo juízo da 2ª vara da comarca de Pirassununga, que também determinou, a pedido do Gaeco, o bloqueio de bens e valores no montante de R$ 16,7 milhões, atingindo os investigados e as empresas utilizadas nas fraudes licitatórias.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Presépio fica no Parque Via Norte, em Campinas

Presépio no Parque Via Norte vira atrativo entre moradores de Campinas

Cerca de 10% dos brasileiros afirmam que deixaram as compras de Natal para última hora

Motorista de ônibus é filmado brigando com homem no meio da rua em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.