Governo Federal anuncia parceria com CPQD para uso de IA nos serviços públicos

Foto: Thalita Souza/CBN Campinas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), com sede em Campinas, assinam, nesta terça-feira (30), um termo de parceria para o uso de inteligência artificial (IA) nos dados de serviços públicos. O acordo prevê investimento de R$ 390 milhões e duração de quatro anos.

Os recursos são para criação de plataformas de IA que melhorem o acesso aos dados de serviços públicos, ou seja, integrem informações e facilitem interações entre o cidadão e gestão pública.

Na prática, as ferramentas de inteligência artificial serão usadas, principalmente, para catalogar e integrar o grande volume de informações espalhadas por diferentes bases de dados sociais, como, por exemplo, o Cadastro Único (CadÚnico) e órgãos públicos de saúde e educação.

Um exemplo seria um agente de saúde municipal receber, via aplicativo, alertas de que uma criança na área de atuação está com vacinas atrasadas e fora da creche. Esse agente público poderia pesquisar, com a ajuda do novo serviço, o histórico da criança e todos os benefícios sociais que tem direito. Com isso, poderia enviar mensagens personalizadas à mãe, explicando como acessar os serviços públicos específicos.

O trabalho contará com 200 pessoas envolvidas.

O projeto foi batizado de Inspire – abreviatura de Inteligência Artificial no Serviço Público com Inovação, Responsabilidade e Ética. O serviço é resultado de uma encomenda do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), administrado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com gestão da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

OUÇA: Ministra Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia, fala ao Jornal da CBN

PF faz mega operação para desarticular quadrilha de roubo de caminhões e cargas

Novos radares entram em operação nas rodovias do DER na região de Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.