HC é o único público do interior paulista em ranking dos melhores do mundo

Foto: Arquivo/CBN Campinas

O levantamento da revista americana Newsweek avalia hospitais de todo o mundo em 12 especialidades médicas, como cardiologia, oncologia, pediatria, neurocirurgia, urologia, cirurgia cardíaca, endocrinologia, gastroenterologia, pneumologia e ortopedia.

O ranking leva em conta a percepção dos pacientes e considera os 300 melhores hospitais em cardiologia e oncologia até os 125 melhores em neurocirurgia e urologia. Neste ano, 22 hospitais brasileiros entraram na lista, entre eles unidades privadas como Israelita Albert Einstein e o Hospital Sírio-Libanês.

O Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas, é a única unidade pública do interior paulista que entrou na lista dos melhores do mundo neste ano. Inaugurado em 1985, é o maior hospital público da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e referência para diagnóstico e tratamento de doenças raras e de alta complexidade.

Elaine Cristina de Ataide, superintendente do HC da Unicamp, celebra o resultado positivo, mesmo com os desafios financeiros. Apesar de ser referência, a unidade enfrenta problemas constantes de superlotação e falta de recursos para acompanhar a demanda crescente.

Um levantamento da Diretoria Executiva da Área da Saúde, publicado recentemente, apontou que o HC atende cerca de 4.400 pessoas por leito ao ano — número que o coloca como o mais sobrecarregado entre os hospitais de clínicas do interior paulista.

Somando o Hospital de Clínicas da Unicamp e o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), são 560 leitos para 2,4 milhões de pessoas que dependem do SUS na região de saúde de Campinas.

Na última semana, a Unicamp anunciou estudos técnicos e orçamentários para transformar a área da saúde em uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Saúde. A proposta, já aprovada pelo governo, prevê um período de transição de 10 anos. O objetivo é liberar cerca de R$ 1,1 bilhão por ano atualmente destinados à saúde. A superintendente do HC afirma que a mudança, quando concretizada, trará novos recursos para o hospital.

A pesquisa global da revista Newsweek foi realizada online entre maio e julho de 2025, garantindo uma avaliação ampla e atualizada do desempenho hospitalar. Ao contrário de outras listas, o ranking não segue uma ordem de classificação, mas afirma oferecer uma visão abrangente da excelência médica ao redor do mundo.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia Civil prende três homens por esquema de furto e adulteração de motos em Campinas

Incêndio atinge depósito de recicláveis em Indaiatuba; ninguém ficou ferido 

Preço do ovo permanece estável após queda na exportação, diz pesquisa

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.