Homenagem a Dom Gilberto pode dar nome à Praça Arautos da Paz

foto: Lucas Neri/ CBN Campinas

A morte do arcebispo emérito de Campinas, Dom Gilberto Pereira Lopes, que foi sepultado nesta quinta-feira (25) na cripta da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição, gerou uma série de homenagens na cidade e em todo o Estado.

Entre as homenagens, durante a última sessão da Câmara Municipal, o vereador Nick Schneider, do PL, protocolou um requerimento para que a Praça Arautos da Paz, um dos espaços mais conhecidos e simbólicos de Campinas, passe a se chamar Praça Dom Gilberto Pereira Lopes. Segundo o parlamentar, a proposta busca reconhecer a trajetória do religioso, que comandou a Arquidiocese de Campinas por mais de duas décadas e deixou um legado de atuação social e pastoral.

O requerimento que propõe a mudança de nome da Praça Arautos da Paz ainda precisa passar pela análise do prefeito Dário Saadi e em seguida votação dos vereadores antes de ser confirmado.

Dom Gilberto nasceu na Bahia em 1927 e foi ordenado padre em 1949. Em 1982, assumiu como arcebispo metropolitano de Campinas, cargo que ocupou até 2004. Ao longo do ministério, ganhou destaque pela reestruturação da ação pastoral, pela atenção às comunidades de base, pelo trabalho voltado à população em situação de rua e pelo cuidado com os padres idosos.

O velório do religioso, que morreu aos 98 anos após complicações de uma pneumonia, reuniu fiéis, lideranças políticas e religiosas de várias cidades do Estado.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Idosa com possível queda em hospital de Jaguariúna é transferida para instituição privada

Avenida Invernada ganha novo retorno e semáforos para desafogar trânsito

Comboio militar e ações de saúde marcam evento Coluna da Vitória em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Comboio militar e ações de saúde marcam evento Coluna da Vitória em Campinas

Campinas vai receber neste sábado, 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, o evento cívico-cultural Coluna da Vitória 2025. A programação começa às 10h com o desfile de cerca de 40 veículos militares antigos pelas principais avenidas da cidade, em homenagem aos 80 anos do retorno dos pracinhas campineiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.