O Município de Hortolândia aderiu ao Novo Pac, o Programa de Aceleração do Crescimento, para implantar a frota de veículos elétricos e estrutura de carregamento para o transporte público da cidade. A assinatura foi feita na manhã desta quinta-feira (25), no Paço Municipal.
Além das autoridades municipais, o evento teve a presença do secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia. O programa chamado Refrota busca transformar a frota de veículos do transporte público do país, como detalha o secretário nacional.
Em abril deste ano, a Prefeitura de Hortolândia fez a aquisição de oito ônibus elétricos. O novo projeto assinado inclui a Estação de Transferência Pinheiros, localizada na região central, que vai receber obras para que o espaço se torne um eletroterminal, com dispositivos para carregamento das baterias dos ônibus elétricos. Inicialmente, serão instalados na estação oito carregadores para ônibus elétricos.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Hortolândia, o investimento nas obras é de R$ 30 milhões, repassados pelo Governo Federal, por meio do PAC. O Prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, falou sobre a melhoria para o município, com mais carros circulando no transporte municipal.
Ainda segundo a secretaria, a liberação dos recursos está prevista para o início de 2026. A documentação para a licitação das obras está sendo finalizada. A previsão é que as obras comecem também no início de 2026.
Com a nova frota elétrica, o município estima a redução de 808 toneladas de CO² por ano, o equivalente ao plantio de 51 mil árvores também em um ano, segundo levantamento da pasta.
