Hortolândia assina contrato com Governo Federal para implantar frota elétrica

assinatura para frota elétrica em Hortolândia
Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas

O Município de Hortolândia aderiu ao Novo Pac, o Programa de Aceleração do Crescimento, para implantar a frota de veículos elétricos e estrutura de carregamento para o transporte público da cidade. A assinatura foi feita na manhã desta quinta-feira (25), no Paço Municipal.

Além das autoridades municipais, o evento teve a presença do secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia. O programa chamado Refrota busca transformar a frota de veículos do transporte público do país, como detalha o secretário nacional.

Em abril deste ano, a Prefeitura de Hortolândia fez a aquisição de oito ônibus elétricos. O novo projeto assinado inclui a Estação de Transferência Pinheiros, localizada na região central, que vai receber obras para que o espaço se torne um eletroterminal, com dispositivos para carregamento das baterias dos ônibus elétricos. Inicialmente, serão instalados na estação oito carregadores para ônibus elétricos.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Hortolândia, o investimento nas obras é de R$ 30 milhões, repassados pelo Governo Federal, por meio do PAC. O Prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, falou sobre a melhoria para o município, com mais carros circulando no transporte municipal.

Ainda segundo a secretaria, a liberação dos recursos está prevista para o início de 2026. A documentação para a licitação das obras está sendo finalizada. A previsão é que as obras comecem também no início de 2026.

Com a nova frota elétrica, o município estima a redução de 808 toneladas de CO² por ano, o equivalente ao plantio de 51 mil árvores também em um ano, segundo levantamento da pasta.

ônibus elétrico (Curitiba)
Modelo que funcionará em Hortolândia já foi implantado em Curitiba, também por meio do PAC. Foto: Ricardo Marajó
Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Homenagem a Dom Gilberto pode dar nome à Praça Arautos da Paz

Justiça condena homem por feminicídio em Campinas a mais de 47 anos de prisão

bebês, nascimentos, queda nascimentos

Estado de São Paulo registra queda de 32% nos nascimentos em 25 anos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.