Adolescentes de Hortolândia entre 15 e 19 anos que ainda não tomaram a vacina contra o HPV puderam se imunizar neste sábado (27), em uma ação especial promovida pela Prefeitura. A vacinação acontece das 7h30 às 15h30 nas Unidades Básicas de Saúde Amanda II e Parque do Horto.
A iniciativa fez parte da estratégia de busca ativa recomendada pelo Ministério da Saúde para ampliar a cobertura vacinal entre adolescentes. Segundo a Secretaria de Saúde, cerca de 2.230 meninas e 5.808 meninos ainda não tinham recebido a dose no município.
A vacina contra o HPV é indicada para adolescentes de 9 a 14 anos, com aplicação de uma dose única. Quem não se vacinou nessa faixa etária pôde receber a dose agora, entre 15 e 19 anos. O HPV é um vírus que pode causar câncer de colo de útero nas mulheres e também provocar tumores em órgãos genitais, na região do ânus e na garganta.
Além da vacinação contra o HPV, a ação também atualizou a carteira vacinal de crianças, jovens, adultos e idosos. Foram oferecidas vacinas de rotina e a dose de reforço contra a covid para pessoas acima de 12 anos.
A Secretaria de Saúde informou que novas ações serão realizadas em escolas estaduais e na unidade do SESI em Hortolândia.