Instituto EP lança edital para projeto Cuboteca em escolas públicas

Foto: Luciano Zanollo

O Instituto EP abriu as inscrições para o edital da Cuboteca, projeto que busca incentivar a alfabetização e o letramento na educação básica. A iniciativa consiste na doação de um container adaptado para abrigar o acervo de livros de uma escola pública, oferecendo infraestrutura para a organização de livros, revistas, jornais e jogos pedagógicos.

O projeto é realizado em parceria com a empresa Compass e conta com o apoio do Programa de Voluntariado do Grupo EP. Podem participar instituições da rede municipal, estadual ou federal localizadas nas áreas de cobertura do Grupo EP — Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas.

Cada escola poderá se inscrever uma única vez, exclusivamente pelo formulário disponível no site oficial, até 20 de outubro de 2025. Entre os critérios, a instituição precisa comprovar sua estrutura e apresentar projetos de incentivo à leitura e à criatividade desenvolvidos há pelo menos seis meses. O endereço para inscrição é o https://www.institutoep.com.br/Edital/

As propostas serão analisadas e as pré-selecionadas receberão visita técnica. O resultado será divulgado em 25 de novembro, no site do Instituto EP. A entrega da Cuboteca está prevista para o início do ano letivo de 2026. A escola vencedora deverá disponibilizar espaço adequado e energia elétrica para a instalação do container.

A primeira Cuboteca foi inaugurada em fevereiro de 2025, na Escola Estadual PEI Sargento Joaquim Pedroso, no bairro DIC I, em Campinas. O espaço, batizado de “Espaço Literário Professora Luciana da Silva”, atende 279 alunos do 1º ao 5º ano e homenageia uma docente da instituição falecida no ano passado.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Hortolândia: veja desvios após interdição da Avenida Tarsila do Amaral

CPQD abre 70 vagas de estágio na área de tecnologia

Atacadista abre mais de 60 vagas; mutirão de empregos será nesta 3ª feira em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Hortolândia: veja desvios após interdição da Avenida Tarsila do Amaral

A prefeitura de Hortolândia inicia, nesta segunda-feira, a interdição de um trecho da Avenida Tarsila do Amaral, no cruzamento com a Rua Casemiro de Abreu, no Jardim Amanda. A medida deve durar cerca de 30 dias e será necessária para a realização de obras de canalização do córrego que passa pela região.

Fiec abre inscrições para Vestibulinho de 2026

A Fiec, Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura, abriu inscrições para o Vestibulinho do primeiro semestre de 2026. São 520 vagas gratuitas distribuídas em 11 cursos técnicos de nível médio, com aulas nos períodos da manhã, tarde e noite.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.