Avistar um patinete pelas ruas e avenidas de Campinas se tornou sinônimo de sinal amarelo para o pedestre.
No Centro da cidade, a imprudência às regras de circulação preocupa quem cruza com um desses no caminho:
De acordo com a Emdec, desde a retomada das operações dos serviços de patinete em Campinas, em fevereiro, 68 queixas por mau uso foram registradas. Destas:
- Foram 22 reclamações por estacionamento irregular, que atrapalha a circulação nas calçadas;
- 10 casos de circulação imprudente, como tráfego na contramão ou em velocidade acima da permitida;
- E seis denúncias por descumprimento das regras de uso, como as “caronas” eo uso dos patinetes por menores de idade.
Cada queixa recebida pela Emdec é direcionada à JET, que é a empresa concessionária e operadora do serviço de patinetes em Campinas.
A JET, afirma que já suspendeu as contas de 122 usuários por desrespeito às regras.
Sobre o problema de estacionamento irregular, a Emdec criou pontos fixos de estacionamento para os patinetes, que podem ser visualizados pelo aplicativo.
O coordenador de Fiscalização e Operação de Trânsito da Emdec, Marcelo Carpenter Ferreira, afirma que diversos estudos prévios são realizados para definir os locais desses estacionamentos.
Segundo a Emdec, essa lista ainda deve ser ampliada, à medida que os novos pontos de estacionaemnto forem criados.
E é claro, da mesma forma que esse mapa de estacionamentos pode ser consultado pelo aplicativo de aluguel do patinete, o usuário também pode revisar as regras do serviço.
Falando em velocidade, que é um problema muito frequente pelas ruas, existem algumas muitas regras que devem ser seguidas. Por exemplo:
- Em ciclovias, ciclofaixas e vias com velocidade máxima de 40 km/h, a velocidade máxima do patinete deve ser de 20 km/h
- Já nas vias com velocidade regulamentada acima de 40 km/h, o usuário pode transitar pela calçada, em uma velocidade máxima de até 6 km/h.
De acordo com a JET, Campinas tem 50 mil usuários cadastrados no serviço de patinete, sendo que 10.300 deles são usuários ativos.