Mau uso de patinetes rende 68 reclamações de fevereiro a agosto em Campinas

Foto: Kevin Kamada/CBN Campinas

Avistar um patinete pelas ruas e avenidas de Campinas se tornou sinônimo de sinal amarelo para o pedestre. 

No Centro da cidade, a imprudência às regras de circulação preocupa quem cruza com um desses no caminho: 

De acordo com a Emdec, desde a retomada das operações dos serviços de patinete em Campinas, em fevereiro, 68 queixas por mau uso foram registradas. Destas: 

  • Foram 22 reclamações por estacionamento irregular, que atrapalha a circulação nas calçadas;  
  • 10 casos de circulação imprudente, como tráfego na contramão ou em velocidade acima da permitida; 
  • E seis denúncias por descumprimento das regras de uso, como as “caronas” eo uso dos patinetes por menores de idade. 

Cada queixa recebida pela Emdec é direcionada à JET, que é a empresa concessionária e operadora do serviço de patinetes em Campinas. 

A JET, afirma que já suspendeu as contas de 122 usuários por desrespeito às regras. 

Sobre o problema de estacionamento irregular, a Emdec criou pontos fixos de estacionamento para os patinetes, que podem ser visualizados pelo aplicativo. 

O coordenador de Fiscalização e Operação de Trânsito da Emdec, Marcelo Carpenter Ferreira, afirma que diversos estudos prévios são realizados para definir os locais desses estacionamentos. 

Segundo a Emdec, essa lista ainda deve ser ampliada, à medida que os novos pontos de estacionaemnto forem criados. 

E é claro, da mesma forma que esse mapa de estacionamentos pode ser consultado pelo aplicativo de aluguel do patinete, o usuário também pode revisar as regras do serviço.  

Falando em velocidade, que é um problema muito frequente pelas ruas, existem algumas muitas regras que devem ser seguidas. Por exemplo: 

  • Em ciclovias, ciclofaixas e vias com velocidade máxima de 40 km/h, a velocidade máxima do patinete deve ser de 20 km/h
  • Já nas vias com velocidade regulamentada acima de 40 km/h, o usuário pode transitar pela calçada, em uma velocidade máxima de até 6 km/h. 

De acordo com a JET, Campinas tem 50 mil usuários cadastrados no serviço de patinete, sendo que 10.300 deles são usuários ativos. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Criminoso do assalto ao Banco Central de Fortaleza em 2005 é preso em Campinas

GCM de Monte Mor fecha desmanche ilegal de veículos

Campinas entra em estado de alerta por baixa umidade do ar e risco de incêndios florestais

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.