Ministério Público abre inquérito para apurar mortes de gatos após castração em Mogi Guaçu

foto: Arquivo Pessoal

O Ministério Público de São Paulo abriu um inquérito civil para investigar a morte de gatos que passaram por castração gratuita oferecida pela Prefeitura de Mogi Guaçu. O procedimento foi realizado no dia 16 de setembro por uma empresa contratada pelo município. Até agora, oito animais morreram após a cirurgia. 

A última vítima confirmada foi uma gata de seis meses que apresentou complicações logo após o procedimento. Ela precisou ser reanimada, foi internada em uma clínica particular, mas morreu cinco dias depois. Exames mostraram acúmulo de líquido no abdômen, baço rompido e fígado comprometido. Outra gata da mesma tutora morreu no mesmo dia da castração. Um terceiro gato, também levado por ela, sobreviveu sem problemas. 

A Secretaria de Bem-Estar e Defesa Animal informou que necropsias estão sendo feitas para identificar as causas das mortes. O resultado deve sair até o fim da semana. A pasta também pediu à empresa responsável que ofereça suporte aos tutores e enviou o lote de medicamentos usados nas cirurgias para análise junto ao fabricante. 

Mais de 150 castrações já tinham sido realizadas dentro do mesmo contrato, sem registros de complicações. Mesmo assim, a Prefeitura decidiu cancelar o contrato com a empresa na última sexta-feira. 

O inquérito instaurado pelo Ministério Público tem como objetivo apurar possíveis maus-tratos aos animais e irregularidades no serviço público. A Promotoria de Justiça de Mogi Guaçu solicitou que a Prefeitura envie informações detalhadas sobre o caso em até 30 dias. O procedimento está sob responsabilidade do promotor Roberto Lino Junior. 

Prefeitura de Mogi Guaçu e a empresa ainda não foram notificados.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia apura esquema de falsificação após apreender vasilhames em Campinas

Tamanho das famílias encolhe na comparação entre os dois últimos censos em Campinas

Anel Viário é interditado em Valinhos após caminhão pegar fogo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.