Em nota distribuída à imprensa no final da manhã desta sexta-feira (19), a Secretaria de Bem-Estar e Defesa Animal de Mogi Guaçu anunciou a suspensão do contrato firmado com a empresa terceirizada responsável pelas castrações gratuitas na cidade.
A decisão é uma resposta ao incidente em que sete gatos morreram depois de passarem pelo procedimento cirúrgico na terça-feira (16).
A Administração municipal também confirmou que a necropsia dos animais está em andamento, e a previsão é de que o laudo seja disponibilizado até o final da próxima semana.
A Prefeitura de Mogi Guaçu também se solidarizou com os tutores e reforçou que a empresa terceirizada foi cobrada a oferecer todo o suporte necessário.
Também de acordo com a Secretaria de Bem-Estar e Defesa Animal, a contratada foi chamada a enviar os medicamentos usados no procedimento para que uma análise possa ser feita pela fabricante.
Por fim, a Prefeitura de Mogi Guaçu ressalta que o programa de oferta de castrações gratuitas para o controle de natalidade de cães e gatos realizou 150 operações bem-sucedidas por meio do mesmo contrato, sem qualquer intercorrência, e outras oito mil cirurgias ao longo dos últimos quatro anos.