Morre aos 98 anos Dom Gilberto Pereira Lopes – Arcebispo Emérito de Campinas

Foto: Divulgação

A Arquidiocese de Campinas comunicou, no início da noite desta segunda-feira, o falecimento de Dom Gilberto Pereira Lopes, Arcebispo Emérito, ocorrido nesta segunda-feira, 22 de setembro. Ele enfrentava problemas de saúde.

Em nota a Arquidiocese disse o seguinte:

“Pastor zeloso, homem de diálogo e servo do Evangelho, Dom Gilberto dedicou quase um século de vida e mais de cinco décadas de episcopado ao anúncio de Cristo e à edificação da Igreja. Elevamos nossas preces ao Senhor Jesus, Bom Pastor, para que o acolha em sua infinita misericórdia e lhe conceda o descanso eterno.”

Ainda não há informações de velório e sepultamento de Dom Gilberto.

Dom Gilberto nasceu em 14 de fevereiro de 1927 em Santaluz, na Bahia. Ele foi nomeado pelo Papa Paulo VI, no dia 24 de dezembro de 1975, como Arcebispo Coadjutor, com direito à sucessão de Dom Antônio Maria Alves de Siqueira, tomando posse no dia 07 de março de 1976, em uma solene celebração na Catedral Metropolitana de Campinas.

Na Assembleia Extraordinária dos Bispos do Brasil, em abril de 1978, Dom Gilberto, juntamente com Dom Paulo Evaristo Arns e Dom Luciano Mendes de Almeida, foi eleito Delegado do Brasil para a 3ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, realizada em Puebla, no México.

Com a renúncia de Dom Antônio Maria Alves de Siqueira, no dia 26 de janeiro de 1980, a Sagrada Congregação dos Bispos enviou a Dom Gilberto, através da Nunciatura, Decreto da Administração Apostólica, com assinaturas do Prefeito da Congregação, Dom Sebastião Baggio e do Secretário, Dom Lucas Moreira Neves, onde o Papa João Paulo II nomeava e constituía Dom Gilberto Arcebispo Titular de Aurusuliana e Administrador Apostólico “Sede Plena” da Arquidiocese de Campinas.

Sua posse canônica se deu na Catedral Metropolitana, no dia 07 de março de 1980, dia que se comemorava três anos de sua posse como Coadjutor na Arquidiocese. No dia 10 de fevereiro de 1982 foi promovido a Arcebispo de Campinas, recebendo o Pálio, por procurador, no Consistório em 24 de maio do mesmo ano, realizado no Vaticano.

Ao completar 75 anos de idade, enviou sua carta de renúncia ao Papa João Paulo II, que aceitou o pedido em 02 de junho de 2004, nomeando Dom Bruno Gamberini como Arcebispo Metropolitano de Campinas. Dom Bruno, no dia de sua posse em 1º de agosto de 2004, conferiu a Dom Gilberto as Faculdades de Vigário Geral da Arquidiocese de Campinas. Desde então, Dom Gilberto era Arcebispo Emérito de Campinas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Prefeitura de Capivari alerta sobre possibilidade de falta de abastecimento de água 

Ônibus com passageiros tomba em estrada de Jaguariúna

Queda de árvores na Rua Roberto Gonçalves Teixeira, no centro de Monte Mor

Cidades da região registram estragos durante temporal na tarde desta segunda (22)

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.