Municípios da RMC entram em estado de emergência; umidade do ar em Campinas chegou a 8,9% 

Foto: Carlos Bassan

Quatro municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) entraram em Estado de Emergência, na tarde desta quinta-feira, depois de a Umidade Relativa do Ar ficar abaixo de 10%, índice esse da Defesa Civil. 

O órgão estadual informou que em Indaiatuba a umidade do ar chegou a 8,99%; em Nova Odessa a 9,17% e Americana, a umidade caiu para 9,51%. Em Campinas, o índice chegou a 8,9%, mas nesse caso, o número é da estação medidora do Cepagri, da Unicamp. Para se ter uma ideia, o ideal é a partir dos 60%. 

Já no começo da tarde, a expectativa era de uma queda expressiva. Tanto, que a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta severo de baixa umidade relativa do ar, por meio do sistema Cell Broadcast. 

 A mensagem foi direcionada para os aparelhos celulares de moradores de 511 municípios paulistas, número recorde entre os quatro alertas já enviados, o que evidencia que este é o período mais crítico até agora. 

O alerta abrangeu cidades de 11 regiões, entre elas, Sorocaba, Campinas e Ribeirão Preto, em situação de emergência devido às condições climáticas registradas. 

O texto da mensagem enviada reforçava: “Perigo! Umidade do ar em nível crítico. Alto risco de incêndios florestais. Beba água e NÃO faça queimadas.” 

Em Campinas, a Secretaria Municipal de Educação recomendou a suspensão de atividades físicas ao ar livre para preservar a saúde dos alunos e educadores. As escolas foram orientadas a adaptar as aulas para espaços internos, cobertos e arejados, com atividades lúdicas e de raciocínio. 

Também foi recomendado que as equipes incentivem os alunos a beberem bastante água e lavarem as mãos com frequência, evitando levá-las à boca e ao nariz. 

Já a Defesa Civil reforçou a importância da umidificação dos ambientes, buscar lugares protegidos do sol e hidratação constante. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Região de Campinas apresenta queda no número de roubos, diz SSP

Campinas tem 25 bairros em alerta para maior risco de transmissão da dengue

Sabesp diz que obras em ETE ajudam a reduzir mau cheiro em Hortolândia

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.