A Secretaria de Saúde de Campinas começou a redirecionar os atendimentos do Centro de Saúde Parque Valença para outras unidades básicas a partir desta segunda-feira. A mudança ocorreu por causa da nova fase das obras de reforma no prédio, que tem como objetivo garantir segurança e melhorar a estrutura para funcionários e pacientes do SUS.
Durante esse período, os serviços médicos, de enfermagem, odontologia, pediatria, ginecologia, exames laboratoriais, vacinação e entrega de medicamentos passaram a ser realizados em unidades próximas, como os centros de saúde Jardim Lisa, Santa Rosa, Vicente Pisani, Floresta, Jardim Florence, Sirius Cosmos e Campina Grande. Os agentes comunitários e o cadastro do SUS foram transferidos para a Administração Regional 13, enquanto os agendamentos de especialidades estão sendo feitos na Subprefeitura do Campo Grande.
A proposta da Secretaria é manter o atendimento à população sem interrupções, mesmo com a reforma em andamento. A obra, que começou na semana anterior, tem investimento de R$ 1,31 milhão e inclui melhorias nas redes elétrica, hidráulica e de drenagem, além da construção de novos espaços como vestiários e depósitos. A área construída será ampliada em quase 77 metros quadrados.
O CS Parque Valença atende cerca de 20 mil moradores dos bairros Parque Valença I e II, Residencial Novo Mundo, Jardim Lisa, Jardim Maracanã e região. A previsão é que os trabalhos durem dez meses. Em 2024, a unidade já havia recebido melhorias no piso da recepção e parte da rede elétrica, com investimento de R$ 350 mil.