A Prefeitura de Hortolândia vai abrir uma nova rua nesta quinta-feira. A via marginal da Avenida Santana foi construída como parte das obras do Condomínio Olívio Franceschini. Essa mudança vai alterar o caminho para quem vai para o Parque Ortolândia e Jardim Firenze.
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, quem estiver na rua Pastor Hugo Gegembauer e quiser ir para o Jardim Amanda, vai precisar passar pela rua Sete de Setembro para então acessar a Avenida Santana. Para quem estiver indo em direção ao Centro, o caminho continua o mesmo.
Já quem quiser ir para o Jardim Firenze, também vai passar pela rua Sete de Setembro, mas depois deve entrar na nova via marginal para chegar à Estrada Municipal Pedrina Guilherme. Essa estrada vai ter sentido único entre a Avenida Santana e a rua Turim, indo em direção ao Fórum. Quem estiver vindo da Pedrina para a Avenida Santana vai precisar contornar a última quadra e seguir pela rua Roma, podendo ir tanto para o Centro quanto para o Jardim Amanda.
A Prefeitura vai colocar novas placas de sinalização e agentes de trânsito vão estar no local nos primeiros dias para ajudar os motoristas. O objetivo é melhorar o fluxo de carros, diminuir o tempo de espera nos semáforos e facilitar a circulação, principalmente nos horários de pico.
Mais segurança no trânsito
A Prefeitura também está fazendo melhorias para deixar o trânsito mais seguro. Nesta semana, foi finalizada a sinalização noturna na rua Líbero Badaró, perto da avenida da Emancipação. Um novo semáforo foi instalado em frente ao Fundo Social de Solidariedade, no Remanso Campineiro.
Desde o começo do ano, quase 30 escolas já receberam sinalização nova. A Prefeitura também faz mutirões de tapa-buraco, ações educativas e melhorias nas ciclovias.
Segundo dados do Infosiga, Hortolândia foi a cidade com mais de 200 mil moradores em todo o Estado de São Paulo que teve o menor número de acidentes com mortes em 2024.