Começaram neste sábado (6) as obras de desvio do Rio Camanducaia, que fazem parte da implantação da Barragem Duas Pontes, em Amparo. Segundo o governo do Estado de São Paulo, a intervenção é fundamental para o prosseguimento da construção do maciço compactado do futuro reservatório e marca o início da fase decisiva da obra.
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura, Logística do Estado de São Paulo informou que o projeto faz parte de um conjunto de investimentos de R$ 806 milhões em segurança hídrica e sustentabilidade ambiental para a região de Campinas.
O projeto de desvio do rio prevê a construção de uma galeria dupla de concreto para redirecionar o fluxo da água, permitindo a execução segura da barragem de terra, além de barreira temporária para viabilizar a transposição. Segundo a agência Águas SP, o sistema foi projetado para suportar cheias anuais de até 256 m³/s, garantindo a segurança operacional em períodos de grande quantidade de chuvas.
As obras da Barragem Duas Pontes e de Pedreira, formam um complexo hídrico que, ao ser concluído, terá a capacidade de armazenar 85 bilhões de litros de água, o equivalente a 34,2 mil piscinas olímpicas. Esse volume pretende reforçar o abastecimento para 28 cidades quando integrado ao Sistema Adutor Regional (SAR). Segundo o Estado, no total, mais de 5 milhões de pessoas serão beneficiadas e 28 municípios do entorno da região de Campinas serão atendidos.
A Águas SP explicou que, com o desvio, a vazão do rio Camanducaia deve aumentar mais de 150%.