Obras de desvio do Rio Camanducaia começam para construção de barragem

Foto: Divulgação/Governo de SP

Começaram neste sábado (6) as obras de desvio do Rio Camanducaia, que fazem parte da implantação da Barragem Duas Pontes, em Amparo. Segundo o governo do Estado de São Paulo, a intervenção é fundamental para o prosseguimento da construção do maciço compactado do futuro reservatório e marca o início da fase decisiva da obra.

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura, Logística do Estado de São Paulo informou que o projeto faz parte de um conjunto de investimentos de R$ 806 milhões em segurança hídrica e sustentabilidade ambiental para a região de Campinas.

O projeto de desvio do rio prevê a construção de uma galeria dupla de concreto para redirecionar o fluxo da água, permitindo a execução segura da barragem de terra, além de barreira temporária para viabilizar a transposição. Segundo a agência Águas SP, o sistema foi projetado para suportar cheias anuais de até 256 m³/s, garantindo a segurança operacional em períodos de grande quantidade de chuvas.

As obras da Barragem Duas Pontes e de Pedreira, formam um complexo hídrico que, ao ser concluído, terá a capacidade de armazenar 85 bilhões de litros de água, o equivalente a 34,2 mil piscinas olímpicas. Esse volume pretende reforçar o abastecimento para 28 cidades quando integrado ao Sistema Adutor Regional (SAR). Segundo o Estado, no total, mais de 5 milhões de pessoas serão beneficiadas e 28 municípios do entorno da região de Campinas serão atendidos.

A Águas SP explicou que, com o desvio, a vazão do rio Camanducaia deve aumentar mais de 150%.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Parada técnica deixa visitantes presos em montanha russa no Hopi Hari

Temporal derruba cinco árvores na região dos DICs, em Campinas

Hanseníase

Diagnósticos de hanseníase têm aumento de 11% em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.