Obras do reservatório da Praça da Ópera começam nesta segunda com interdições e desvios no trânsito

Foto: Prefeitura de Campinas

A Prefeitura de Campinas inicia nesta segunda-feira, 15 de setembro, as obras do piscinão da Praça da Ópera, no Centro da cidade. Os trabalhos começam com a construção de uma galeria de adução, túnel que vai captar as águas da chuva e direcioná-las ao reservatório sob a praça. 

Com cerca de 23 metros de profundidade e 85 metros de diâmetro, o reservatório vai ter capacidade para armazenar até 80 milhões de litros de água.  

O investimento é de R$ 125,5 milhões, com gestão da Secretaria Municipal de Infraestrutura e execução pelo Consórcio Reservatório Praça da Ópera JDPC. A previsão é de conclusão em até 24 meses. 

A obra faz parte do Plano de Controle de Enchentes para a Região Central, que prevê oito intervenções nas bacias dos córregos Serafim e Proença. A primeira obra do plano, o reservatório no Jardim Paranapanema, já está em fase avançada, com investimento de R$ 205,8 milhões. 

Para viabilizar a construção da galeria, a Emdec bloqueia totalmente e de forma ininterrupta a Rua Antônio Álvares Lobo, entre as vias Jorge Miranda e Doutora Eneida Vernier Oliveira Alves, a partir das 8h desta segunda-feira.  

No sentido Centro-bairro, o desvio será pelas ruas Jorge Miranda e Falcão Filho. No sentido bairro-Centro, o trajeto será pelas ruas Doutora Eneida Vernier Oliveira Alves, Falcão Filho e Doutor Delphino Cintra. 

Agentes da Mobilidade Urbana vão orientar o trânsito e realizar intervenções quando necessário. Nos primeiros 15 dias, não haverá impacto para os usuários do transporte coletivo. Mudanças nos pontos e itinerários serão comunicadas conforme o avanço das obras. 

O reservatório vai funcionar como tanque de retenção de chuvas para reduzir alagamentos na região do Córrego Serafim, próximo à Avenida Orosimbo Maia. Também está prevista uma galeria de desvio para conduzir as águas pluviais da Rua Delfino Cintra. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Três homens são detidos após furto de 100 metros de cabos de cobre em Campinas

Limeira é reconhecida como polo estratégico na produção de joias folheadas

Queimadas caem quase pela metade nas rodovias da Via Colinas em 2025

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.