PF faz mais uma operação contra tráfico de drogas usando Viracopos como rota

Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal de Campinas deflagrou na manhã desta quarta-feira a Operação Nexus Aliciae, com mandados cumpridos em cidades do Ceará e do Rio Grande do Sul. A investigação teve início após a prisão de uma transportadora no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, em setembro de 2023. Ela tentava embarcar para Paris com cápsulas de cocaína ingeridas. 

A operação mira uma organização criminosa especializada em tráfico internacional de drogas por meio de transportadores que engolem cápsulas com entorpecentes. O grupo atuava a partir de aeroportos brasileiros, incluindo Viracopos, Guarulhos, Fortaleza e Corumbá. 

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão, em Fortaleza e Caucaia, no Ceará, e Alvorada, no Rio Grande do Sul. A Justiça também autorizou o bloqueio de bens e valores dos investigados. 

A investigação identificou dois núcleos principais: o de cooptadores, com cinco integrantes responsáveis por aliciar transportadores e organizar a logística das viagens, e o de transportadores, com 17 pessoas. Ao todo, oito flagrantes foram registrados desde 2022, com prisões no Brasil e no exterior. 

Os investigados vão responder por tráfico internacional de drogas e organização criminosa. As penas podem ultrapassar 35 anos de prisão. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Detran aponta alta em acidentes fatais envolvendo veículos novos na região de Campinas

vacina do hpv

Limeira realiza plantão de vacinação neste sábado em dois pontos da cidade

Obras interditam duas vias em Campinas neste sábado; saiba quais

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.