A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (30) uma operação para desarticular uma quadrilha envolvida em roubo de caminhões, receptação de cargas e lavagem de dinheiro. A ação acontece em cinco estados e tem mandados sendo cumpridos em Campinas e outras cidades do interior paulista.
Na região de Campinas, foram cumpridos quatro mandados de busca e dois de prisão temporária. A investigação começou em maio de 2024, após outra operação, e identificou um grupo armado que atua com violência e tecnologia para roubar caminhões. Os criminosos usam bloqueadores de sinal para impedir o rastreamento dos veículos e alugam galpões para desmanche e venda das peças com notas fiscais falsas.
A quadrilha também tem ligação com empresas de rastreamento por satélite, o que facilita o acesso a dados dos veículos. As peças roubadas são vendidas em vários estados, inclusive por meio de plataformas online. O dinheiro obtido com os crimes é movimentado por meio de contas em nome de parentes, laranjas e empresas.
A meta do grupo era roubar dois caminhões por semana, com ganhos que poderiam ultrapassar R$ 1 milhão por mês. Os envolvidos já têm passagens por crimes como roubo, tráfico, estelionato e falsidade. Eles vão responder por organização criminosa armada, lavagem de dinheiro, roubo e receptação, com penas que podem passar de 40 anos de prisão.
A operação tem apoio do Ministério Público de São Paulo e da Polícia Militar Rodoviária. Ao todo, são 35 mandados de prisão e 49 de busca em São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso. Também foi determinado o bloqueio de R$ 40 milhões em bens e a suspensão de empresas envolvidas com a quadrilha.