PF faz operação contra roubos de cargas e caminhões nas rodovias da região de Campinas

Foto: Arquivo/Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira a Operação No Rest, para desarticular uma associação criminosa envolvida em roubos de cargas e caminhões em São Paulo e Minas Gerais. A ação cumpriu 17 mandados de prisão temporária e 12 de busca e apreensão em cidades como Mogi Guaçu, São Paulo, Guarulhos, Osasco, Diadema e São Bernardo do Campo. 

A investigação começou em janeiro deste ano, após um roubo ocorrido em novembro de 2024. Desde então, foram identificados 26 roubos e um furto atribuídos ao grupo, que agia principalmente em rodovias e áreas de descanso. Os criminosos abordavam caminhoneiros armados, rendiam as vítimas — incluindo familiares — e as mantinham em cativeiro até a destinação dos veículos. Durante o sequestro, era comum exigirem transferências bancárias e objetos de valor. 

O grupo usava um galpão em Mogi Guaçu para desmontar os caminhões. Os chefes da quadrilha, segundo a PF, já tinham passagens por roubo e tráfico de drogas. Eles responderão por crimes como roubo, furto e formação de associação criminosa armada, com penas que podem ultrapassar 30 anos de prisão. 

Os presos serão encaminhados para a Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo, enquanto os itens apreendidos vão ser periciados em Campinas.

A Justiça também determinou o bloqueio de bens e valores ligados ao grupo, somando R$ 18 milhões.

A operação recebeu o nome No Rest — sem descanso, em inglês — em referência ao fato de que os crimes ocorriam enquanto os motoristas descansavam.  

A ação é resultado do trabalho de um grupo especializado da PF em Campinas, com apoio do Gaeco de Sorocaba. Desde 2021, esse grupo já realizou mais de 300 prisões e participou de diversas operações contra o roubo de cargas no país. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia apura esquema de falsificação após apreender vasilhames em Campinas

Tamanho das famílias encolhe na comparação entre os dois últimos censos em Campinas

Anel Viário é interditado em Valinhos após caminhão pegar fogo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.