PF faz operação para desmantelar quadrilha que usa Viracopos para tráfico de drogas

Foto: Reprodução/Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Venenum Transit, com foco no combate ao tráfico internacional de drogas. A investigação aponta que o grupo criminoso usava o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, como uma das rotas para envio de drogas à Europa, por meio de transportadores que ingeriam cápsulas com entorpecentes. 

A operação cumpre três mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão, todos em Manaus (AM), expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas. A investigação começou após a prisão em flagrante de uma jovem em novembro de 2024, que tentou embarcar para Paris com cerca de 1 kg de cocaína ingerida. Ela passou mal e foi atendida em situação de risco. 

Os presos nesta terça-feira são apontados como aliciadores e organizadores do esquema. Há indícios de envolvimento de facção criminosa no fornecimento da droga, financiamento e controle logístico. Os investigados vão responder por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e falsidade documental. As penas somadas podem ultrapassar 35 anos de prisão. 

O nome da operação, que significa “veneno passageiro” em latim, faz referência ao método usado para transportar a droga. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Três farmácias são furtadas em Campinas em sete dias 

Comitês PCJ aprovam mais de R$ 81 milhões para obras de saneamento em 16 cidades

Feirão de emprego no Palácio da Cidade

Feirão de emprego oferta mais de 900 vagas no Palácio da Cidade nesta quinta e sexta

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.