A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira (1) uma operação com foco no combate ao tráfico internacional de drogas. Três pessoas foram presas e são apontadas como aliciadores e organizadores do esquema.
De acordo com a PF, eles ‘selecionavam’ as mulas em Manaus (AM), que ingeriam as cápsulas com os entorpecentes. A investigação aponta que o grupo criminoso usava o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, como uma das rotas para envio de drogas à Europa.
A operação cumpriu três mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão, todos em Manaus (Amazonas), expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas.
A investigação começou após a prisão em flagrante de uma jovem em novembro de 2024, que tentou embarcar para Paris com cerca de 1 kg de cocaína ingerida. Ela passou mal e foi atendida em situação de risco.
Há ainda indícios de envolvimento de facção criminosa no fornecimento da droga, financiamento e controle logístico.
Ainda de acordo com a Polícia Federal, esta é a oitava operação de 2025 voltada a desmontar esquemas de tráfico por aeroportos brasileiros. Desde 2023, foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão e 26 de prisão.
Os investigados vão responder por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e falsidade documental. As penas somadas podem ultrapassar 35 anos de prisão.